O que é Meditação?

Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios da meditação, mas pode ser que ainda não saiba o básico: o que é meditação

Neste artigo, pretendo conversar com você sobre alguns detalhes do que é meditar e também do que a meditação não é. Afinal, existem muitos mitos e confusões rondando este assunto. Eu estou aqui para tentar esclarecer tudo para você.

Preparado? Então vamos lá!

O Que é Meditação?

O que é meditação

Eu gostaria de ir direto ao ponto, mas definir meditação é uma tarefa muito complexa. Isso porque existem diversas definições, vindas de diversas práticas, contextos e religiões diferentes. A maioria delas são, inclusive, contraditórias entre si

Quer um exemplo? De acordo com as definições mais conhecidas de meditação, meditar é a prática de focar a mente em um objeto, pensamento ou atividade com uma intenção de clareza emocional e mental. Isso significa que meditar seria focar a mente não apenas na sua respiração, mas também em um objeto externo como uma vela, o mar ou mantras.

Porém, como você pode ver no vídeo abaixo, a Monja Coen diz que olhar para o externo não é meditar. Que meditar é apenas olhar para dentro, observando a sua respiração ou sua mente.

 

Vou trazer outro exemplo. Existem definições que abordam a meditação como uma forma de concentração mental, e outras que vão mais para o lado da limpeza da mente.

Por isso fica difícil chegar aqui com apenas uma definição, sendo que você pode sair deste site e se deparar com uma informação totalmente diferente em outro lugar. 

Minha Definição de o que é Meditação

Não acho necessário definir as coisas. Sou muito mais de sentir e entender de acordo com as minhas experiências e sensações. Mas se eu, Juliana, tivesse que fazer uma definição bem por alto (e sem pretensão nenhuma) de o que é meditação, seria mais ou menos assim:

A meditação é a prática na qual o indivíduo pode utilizar técnicas que o permitem olhar para dentro de si mesmo e se observar, se concentrando em apenas um objeto e sem se deixar levar por pensamentos ou acontecimentos externos, acalmando sua mente e trazendo como consequência uma melhora na sua qualidade de vida.

Além disso, na minha opinião, olhar para o externo e contemplá-lo, é uma ótima técnica para se estar presente no aqui e agora. Independentemente de ser considerada ou não uma prática meditativa. Ela prepara a sua mente para a meditação porque facilita a sua concentração no momento presente.

Não vejo problema algum em quem quer meditar focando num objeto externo, desde que essa pessoa não se esqueça de olhar para dentro. E acredito que, ao focar em apenas uma coisa, mesmo que algo externo, nossa mente se acalma, ficando mais fácil observar a si mesmo e observar seus pensamentos de qualquer maneira. E isso é meditar!

O importante aqui é seguir a definição e as técnicas que mais fazem sentido para você e que te fazem bem. E só você poderá dizer isso.

E também se atentar a esses itens:

  • Olhar para dentro e buscar o autoconhecimento;
  • Conseguir acalmar a sua mente;
  • Ser capaz de observar os pensamentos que chegam na sua mente, sem julgá-los, e deixar que eles vão embora.

Banner Meditação Exclusiva

Não pensar em nada

Algumas definições de meditação abordam o “não pensar em nada”. Isso pode deixar muitas pessoas confusas e até frustradas. 

“Não pensar”, é algo que não é natural ao ser humano ou à própria mente. Nossa mente pensa, e tudo bem. Se você quer levar a meditação para esse lado, você pode entender o “não pensar” simplesmente como o ato de observar os pensamentos que chegam e mandá-los embora, aumentando o intervalo entre um pensamento e outro.

Isso te deixa menos frustrado e te ajuda a entender melhor a prática.

Técnicas de Meditação

A meditação, como você já pôde perceber, conta com variadas técnicas diferentes. Vou listar algumas:

  • Meditação Guiada
  • Atenção plena ou Mindfulness
  • Zen-budista
  • Meditação na yoga
  • Mantras
  • Transcendental
  • Respiração

Meditações Guiadas

De todas as técnicas de meditação, uma excelente forma de meditação para quem está começando são as meditações guiadas

Eu amo esse tipo de meditação, e no canal Meditando tem várias delas. Com elas, fica muito mais fácil se concentrar em uma coisa só porque você presta atenção na voz do locutor e vai fazendo o que ele disser.

Fica mais difícil se perder em seus pensamentos, e você ainda pode usar a meditação para conquistar algum fim

Veja esta meditação para começar o dia, por exemplo:

 

A Meditação é para mim?

Outro grande mito sobre a meditação é que ela é somente para as pessoas mais zen, para os monges budistas, para os veganos, e por aí vai. Menos para elas mesmas.

As pessoas tendem a achar que, por serem muito ansiosas e não conseguirem ficar paradas, elas não conseguem e não podem meditar.

Alguns podem até já ter tentado, mas a grande maioria nunca teve paciência. Elas usam a ansiedade como desculpa. Enquanto a meditação deveria ser a solução para essa questão.

Essas pessoas são as que mais precisam da meditação! Essa ansiedade e energia excessivas parecem maravilhosas, mas não são. É preciso, sim, encontrar um tempo para você e meditar. Se possível, todos os dias. Nem que seja por apenas 3, 5 minutos.

A meditação é, sim, para você. Ela é para todo mundo! E é de graça.

Se ainda tem dúvidas, veja um pouco do que ela pode fazer por você.

Benefícios da Meditação

Seja lá qual for a prática ou definição de meditação que as pessoas utilizam, existe uma coisa que é unânime: a meditação diária traz vários benefícios.

Separar uns minutinhos todos os dias para silenciar a mente e olhar para dentro traz muitas mudanças positivas para quem o faz. Não estou falando sobre mudanças imaginárias. Estou falando de mudanças perceptíveis e reais. 

Veja algumas delas:

  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora doenças como depressão e síndrome do pânico (mas não estou falando aqui para ignorar o tratamento médico quando ele for necessário, ok?);
  • Diminui o estresse;
  • Aumenta o foco e concentração nas tarefas diárias;
  • Melhora a inteligência emocional;
  • Aumenta sua produtividade;
  • E muito mais!

 


Leia: Como Controlar a Ansiedade – 7 Dicas Fáceis

 

 


Um dos benefícios que eu mais gosto de meditar todo dia é quando me vejo muito mais consciente das minhas reações.

Por exemplo: Quando estou praticando diariamente, eu consigo ter consciência de que eu vou ficar com raiva e explodir, antes que isso aconteça. Essa sensação é empoderadora!

Benefícios da Meditação

Então, como posso meditar?

Isso é mais fácil do que você pensa. Criei um artigo específico apenas sobre como meditar, com muitas informações e o passo a passo para você praticar.

Inclusive, ele serve não só para iniciantes, mas também para quem já medita mas tem dúvidas.

Para começar a meditar ou tirar suas dúvidas sobre a prática, leia: Como Meditar?.

Conclusão

Talvez este artigo tenha ficado confuso e você ficou com dúvidas sobre o que é meditação.

A questão é que, no caso da meditação, cada pessoa tem um entendimento diferente, que varia muito de acordo com sua experiência e aprendizado.

Eu te convido a praticar. Essa é a forma mais fácil de entendê-la e de senti-la. Não há forma melhor.

Leia o artigo Como Meditar?, acesse os vídeos do Meditando para fazer meditações guiadas, ou faça uma meditação silenciosa. Pratique por alguns dias e, depois, me conte o que achou.

Até a próxima!



Observações

  1. […] expliquei detalhadamente sobre o que é meditação nesse post. Mas, […]

  2. […] Ou ainda que meditar é não pensar em nada – o que, convenhamos, é praticamente impossível (Definir meditação é algo bem complexo, dê uma olhada no artigo O que é Meditação?). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *