Diário de Viagem: Roma, Itália

Agora que já falei de todas as cidades que visitei em um dia ou menos, chegou a hora de falar dos lugares em que passei mais tempo. Para terminar Itália de uma vez, vou começar por Roma, a Cidade Eterna. Passei uma semana inteira na Itália e comecei por Roma, onde fiquei 3 dias. Como vocês já viram em outros posts da viagem, tirei um desses dias de Roma para conhecer Pompeia, Nápoles e Capri, então sobraram 2 dias para conhecer Roma.

Roma, Coliseu

Sei que é pouco, mas é uma desculpa para voltar pra essa cidade incrível algum dia (fora que nem ficando 1 mês dá pra conhecer tudo). Roma é imensacheia de turistas. O trânsito é intenso (ainda assim, nada comparado ao de Paris) e você vê história em todas as ruas, em cada canto. Não importa pra onde você vá, certamente vai dar de cara com uma construção incrível de alguma das várias épocas diferentes que a cidade já viveu. Afinal de contas, são 3 milênios de história! É uma das cidades mais importantes da história mundial.

Roma – dia 1

Panteão de Roma

Panteão

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

Fontana dei Quattro Fiumi

Pedaço da Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona. Representa os 4 rios mais importantes do mundo: Nilo, Ganges, da Prata e Danúbio.

Fontana del Nettuno

Fontana del Nettuno, na Piazza Navona

Coliseu, Roma

Coliseu

Chegamos bem cedo, mas fomos para o hotel descansar das 11 horas de vôo e acabamos almoçando perto do hotel (ficamos no Hotel Lazio, mas não gostamos!). Demos uma volta pelos arredores e, mais tarde, foi a hora de conhecer nossa guia, Lucia (que nos acompanhou pela viagem toda), e também o resto do nosso grupo. Jantamos com o grupo e fizemos o primeiro passeio da viagem, uma visita à Roma Barroca e sua iluminação característica. Esse passeio é fantástico, e o guia nos deu uma verdadeira aula completa de história. Se for pra Roma, não deixe de fazer um passeio parecido, ou pelo menos visitar os pontos turísticos por conta própria à noite, porque a iluminação faz toda a diferença. Fora que esse tipo de “tour” é ideal para quem está com a agenda apertada, porque só nesse passeio já conhecemos muita, muita coisa, como a Fontana di Trevi (maravilhosa à noite, não deixe de ir!), a Piazza Navona, o Panteão, o Coliseu, a Fonte dos Quatro Rios, e muito mais (fora o aprendizado!).

Roma

Essa era a casa da família Médici!

Obelisco Roma

Um dos obeliscos trazidos do Egito

Fontana di Trevi

Jogando moeda na Fontana di Trevi

Fontana dei Quattro Fiumi

Maior lua que já registrei com a câmera, haha. Fontana dei Quattro Fiumi

Roma – dia 2

Piazza Venezia, Colina do Capitólio

Piazza Venezia, no sopé da Colina do Capitólio

Arco de Constantino

Arco de Constantino, ano 315

Dia seguinte, fizemos mais uma visita panorâmica com o grupo, conhecendo ainda mais de Roma, como a Praça Veneza, a Colina do Capitólio, os Fóruns Imperiais, e o Arco de Constantino. Até que com esses passeios, dá pra aproveitar bastante os poucos dias, né? Depois dessa panorâmica, foi a hora de conhecer os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Vale muito a pena, porque todos os três são magníficos. Recomendo comprar suas entradas antes pela internet, porque a fila estava simplesmente gigante quando chegamos (mais um ponto super positivo pras viagens com agências, porque não enfrentamos fila nenhuma, em nenhum lugar!), dava dó das pessoas.

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro. O Papa aparece naquela janelinha ali, ó

 

Museus do Vaticano

Alguns dos tetos dos Museus do Vaticano. O primeiro parece relevo, mas é efeito da pintura

Pietà, Basílica de São Pedro

Pietà, de Michelangelo, obra mais famosa da Basílica de São Pedro

Não pode tirar foto dentro da Capela Sistina, mas posso falar que ela fica lotaaada, e é muito bonita. Ainda bem que Michelangelo não fez algo maix clean, com tons nudes. A Basílica de São Pedro é gigante e maravilhosa também. Depois fomos almoçar e passamos a tarde fazendo compras (oi, Kiko!). Como chove em Roma! Bem, no dia seguinte fizemos o tal passeio à Pompeia, Nápoles e Capri e, no outro dia, deixamos Roma. Nem preciso dizer o quanto essa cidade é perfeita, né? Óbvio que vale a pena conhecer, especialmente se gostar um pouco de história. Que saudades da Itália! País da minha culinária favorita, pessoas mais bonitas e cheia de história legal. Grazie, Itália!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *