Momento Gourmet: Receita – Petit Gateau
Quem me acompanha há um tempo, sabe que sou viciada em Petit Gateau. Eu não resisto, é minha sobremesa predileta. Antes de descobrir a receita, ficava imaginando a dificuldade que seria colocar um recheio tão molinho dentro daquele bolo… Como era possível? Quando finalmente descobri o mistério, decidi que tinha que fazer em casa! Bem, sou um verdadeiro desastre na cozinha, mas tenho que dizer que, depois de ovo caindo no chão e de muita bagunça, a receita deu certo! Ok, deixei tempo demais no forno e não ficou perfeito, mas isso foi culpa da cozinheira aqui, não da receita. Vamos aprender a fazer o petit gateau, prometo que não é difícil:
Ingredientes:
- 200g de chocolate meio amargo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 ovos inteiros
- 2 gemas
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Não se esqueça de forminhas apropriadas, pode até ser de empada. Meu pai que comprou pra mim, e sei que não foi muito caro. Achei um site que vende, mas nunca comprei lá, ok?
Como Fazer o Petit Gateau
Antes de começar, já pode ir untando as forminhas (essa receita dá exatamente 6 porções, então unte 6 forminhas). Para untar, é bom usar manteiga e farinha. Troquei a farinha por chocolate em pó, fica uma delícia. É só passar manteiga com um pincel, ou com guardanapo (ou com os dedos!), e jogar o pó por cima. Depois de untar, já pode ligar o forno para pré-aquecer.
Depois, derreta todo o chocolate e a manteiga juntos, e misture tudo. Você pode derreter em banho maria, mas preferi no microondas que é mais rápido (apenas 1 minuto).
Agora é hora de juntar as gemas, os ovos e o açúcar, e misturar bem. Pode usar uma batedeira nessa hora, se quiser, mas usei as mãos mesmo. Tem que bater bem, até ficar mais claro e dar espuma.
Depois de misturar bem, pode juntar a farinha e o chocolate derretido com manteiga, e voltar a misturar tudo muito bem (nessa hora, achei que não ia dar certo porque a massa fica bem líquida, mas ao mesmo tempo, repuxa muito, mas é assim mesmo!).
Agora é só encher as forminhas até a metade (a massa cresce bastante) e levar ao forno por mais ou menos 7 minutos. Essa parte avacalhou com meu petit, porque parecia que a massa ainda não estava no ponto, então fui deixando mais tempo, sempre de olho. Só que já tinha dado o ponto bem antes, mesmo parecendo crua. Quando eu tirei, o recheio já estava duro (buáááá :/). Mas deu pra comer, estava uma delícia! O recheio ainda estava mais mole do que a crosta, e o gosto foi o mesmo dos que eu como fora. Da outra vez que fiz, deixei 7 minutos e deu super certo, o recheio ficou molinho, estava uma delícia! Ou seja, receita aprovada! O pessoal aqui de casa elogiou.
Como já disse, essa receita dá 6 petits. Se você não for comer tudo, pode congelar o resto, nas próprias forminhas cobertas com aqueles plásticos de cozinha. Quando for fazer novamente, é só tirar do congelador e esperar descongelar naturalmente. Daí, é só assar normal! Bom, né?
Ah, e se eu consegui fazer, acreditem… qualquer um pode fazer também (#desastre)! Então tentem fazer e me digam o que acharam! Qualquer dúvida é só perguntar.
Bom apetite!